A PERÍCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA O INSTRUMENTO IF-BrA
Sku: 97865-87382807
NCM: 4901.99.00
Categoria: Previdência SocialLivros
ISBN: 9786587382807
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Esta obra foi escrita com muito carinho para explicar o conceito de pessoa
com deficiência, a nomenclatura atual mais adequada e o instrumento de avalia-
ção biopsicossocial da pessoa com deficiência para fins previdenciários (IF-BrA).
Este é o instrumento validado para acesso a quaisquer benefícios da pessoa com
deficiência, até que o instrumento único e específico entre em vigor.
Inúmeras vezes, vejo os previdenciaristas tratarem a avaliação da pessoa com
deficiência como uma avaliação de incapacidade ou capacidade, sendo que essas
duas palavras nem devem fazer parte dessa avaliação, visto que o que se avalia é
o desempenho de cada atividade. Vejo, também, resumirem o conceito da pessoa
com deficiência e a perícia a um critério puramente biomédico, critério esse já
ultrapassado.
Outro equívoco muito corriqueiro é entender que essa avaliação é apenas em
relação ao trabalho da pessoa com deficiência. Nesta obra, explico que essa avaliação
analisa todos os aspectos da vida da pessoa. É uma das perícias mais lindas que eu
conheço e extremamente invasiva; sim, essa perícia invade a privacidade. É uma
perícia em que se precisa ser sincero consigo mesmo, mostrar suas habilidades
de um modo não convencional, não habitual, uma vez que, muitas vezes, o medo
de transparecer que é incapaz de realizar algo faz com que a pessoa não explique
como realiza determinada atividade, mas, na verdade, só realiza de forma diferente.
Então, querido leitor, esta obra é para você que quer aprender e entender que
ser pessoa com deficiência não define ninguém, é apenas uma das inúmeras carac-
terísticas que os seres humanos possuem. Cada pessoa é única e tem características
próprias, habilidades, experiências, perspectivas e valores. Essas diferenças podem
ser físicas, mentais ou emocionais, e nos tornam indivíduos únicos, que contribuem
para a diversidade e a riqueza da sociedade humana.
Todos somos diferentes, e a maneira de realizar alguma atividade pode ser
diferente também, tudo bem. Isso não deve ser visto como algo ruim ou errado,
apenas diferente. Olhar o outro com naturalidade e respeitar qualquer diferença
já é um bom início, pois cada indivíduo tem o direito de ser quem é. Respeitar e
valorizar essas diferenças é importante, pois elas enriquecem nosso mundo e nos
permitem aprender uns com os outros.
Por fim, celebre as diferenças, isso pode ser uma experiência enriquecedora
e gratificante, experimente! Não é só uma maneira de aprender, mas também de
apreciar a riqueza e a diversidade existente em nosso mundo.
Desejo que a leitura seja prazerosa, apesar da técnica necessária para o bom
direito. Que o sentimento de humanidade não se perca, pois a individualidade de
cada um e a perspectiva desse olhar único são muito necessárias para a efetivação
dos direitos da pessoa com deficiência.
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 – A NOMENCLATURA IMPORTA SIM!
CAPÍTULO 2 – DIGNIDADE HUMANA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
CAPÍTULO 3 – A PESSOA COM DEFICIÊNCIA É INCAPAZ?
CAPÍTULO 4 – ACESSIBILIDADE X BARREIRAS
CAPÍTULO 5 – A AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL PARA O IF-BrA
Formulário 1: Identificação do Avaliado e da Avaliação
Formulário 2: Funções Corporais Acometidas
Funções mentais
Funções mentais globais
Funções da consciência
Funções da orientação
Funções intelectuais
Funções psicossociais globais
Funções do temperamento e da personalidade
Funções da energia e dos impulsos
Funções do sono
Funções mentais específicas
Funções da atenção
Funções da memória
Funções psicomotoras
Funções emocionais
Funções da percepção
Funções do pensamento
Funções cognitivas de nível superior/executivas
Funções mentais da linguagem
Funções de cálculo
Funções mentais para a sequência de movimentos complexos
Funções de experiência pessoal e do tempo
Funções sensoriais e de dor
Visão e funções relacionadas
Acuidade visual
Campo visual
Músculos internos do olho
Pálpebra
Músculos extrínsecos do olho
Glândulas lacrimais
Funções auditivas
Detecção de sons
Discriminação do som
Localização do som
Discriminação da fala
Funções vestibulares
Posição
Equilíbrio
Movimento
Sensação de dor
Dor generalizada
Dor localizada
Funções sensoriais adicionais
Gustativa
Olfativa
Proprioceptiva
Tátil
Dor
Relacionadas à temperatura
Funções da voz e da fala
Funções da voz
Funções da articulação
Funções da fluência
Funções do ritmo da fala
Funções dos sistemas cardiovascular, hematológico, imunológico e respiratório
Funções do sistema cardiovascular
Funções cardíacas/funções do coração
Funções dos vasos sanguíneos
Funções da pressão arterial
Funções do sistema hematológico
Produção de sangue
Transporte de oxigênio e metabólitos
Coagulação
Funções do sistema imunológico
Resposta imunológica
Reações de hipersensibilidade
Funções do sistema linfático
Funções do sistema respiratório
Respiração
Funções dos músculos respiratórios
Funções de tolerância ao exercício
Funções dos sistemas digestivo, metabólico e endócrino
Funções do sistema digestivo
Ingestão
Deglutição
Digestivas
Assimilação
Defecação
Manutenção de peso
Funções do metabolismo e sistema endócrino
Funções metabólicas gerais
Equilíbrio hídrico
Equilíbrio mineral e eletrolítico
Termorreguladoras
Glândulas endócrinas
Funções geniturinárias e reprodutivas
Funções urinárias
Funções de filtragem
Coleta e excreção de urina
Funções genitais e reprodutivas
Funções sexuais
Menstruação
Procriação
Funções neuromusculoesqueléticas e relacionadas com o movimento
Funções das articulações e dos ossos
Mobilidade
Estabilidade das articulações
Ossos
Funções musculares
Força
Tônus
Resistência muscular
Funções dos movimentos
Reflexo motor
Movimentos involuntários
Controle dos movimentos voluntários
Sensações relacionadas aos músculos e funções do movimento
Funções da pele e estruturas relacionadas
Funções da pele, pelos e unhas
Protetora
Reparadora
Sensação relacionada à pele
Pelos
Unhas
Formulário 3: Aplicação do Instrumento (Matriz)
Escala de pontuação – IF-BrA
Identificação de barreiras externas: fatores ambientais
Produtos e tecnologia
Ambiente
Apoio e relacionamento
Atitudes
Serviços, sistemas e políticas
Domínios
Domínio sensorial
Observar
Ouvir
Domínio comunicação
Comunicar-se/recepção de mensagens
Comunicar-se/produção de mensagens
Conversar
Discussão
Utilização de dispositivos de comunicação a distância
Domínio mobilidade
Mudar e manter a posição do corpo
Alcançar, transportar e mover objetos
Movimentos fi nos da mão
Deslocar-se dentro de casa
Deslocar-se dentro de edifícios que não a própria casa
Deslocar-se fora de sua casa e de outros edifícios
Utilizar transporte coletivo
Utilizar transporte individual como passageiro
Domínio cuidados pessoais
Lavar-se
Cuidar de partes do corpo
Regulação da micção
Regulação da defecação
Vestir-se
Comer
Beber
Capacidade de identificar agravos à saúde
Domínio vida doméstica
Preparar refeições (tipo lanches)
Cozinhar
Realizar tarefas domésticas
Manutenção e uso apropriado de objetos pessoais e utensílios da casa
Cuidar dos outros
Domínio educação, trabalho e vida econômica
Educação
Qualifi cação profi ssional
Trabalho remunerado
Fazer compras e contratar serviços
Administração de recursos econômicos pessoais
Domínio socialização e vida comunitária
Regular o comportamento nas interações
Interagir de acordo com as regras sociais
Relacionamentos com estranhos
Relacionamentos familiares e com pessoas familiares
Relacionamentos íntimos
Socialização
Fazer as próprias escolhas
Vida política e cidadania
Formulário 4: Aplicação do Método Linguístico Fuzzy
Aplicação do Método Linguístico Fuzzy
Pontuação fi nal para fi ns de aposentadoria da pessoa com deficiência
Classifi cação da deficiência
Autora: JANAÍNA DERENEVITZ
Edição: Junho, 2024
Págs.: 138
Formato: 16 x 23
Acabamento: Brochura
Código de Venda: 087
ISBN: 9786587382807